Quem sou eu

Minha foto
O GAE, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formalmente constituída em 1990, cujo objetivo primordial é a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população. Nossa proposta é atuar junto à sociedade e aos órgãos governamentais responsáveis pelas questões ambientais, promovendo atitudes que resultem na solução efetiva dos problemas que afetam o meio ambiente. O GAE é inteiramente gerido por voluntários que abraçam as mais variadas causas ambientais, porém com ênfase na conservação da biodiversidade, na manutenção da integridade dos ambientes de montanha e na ampliação e efetiva implantação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC. A captação de recursos para o desenvolvimento de projetos específicos não é a forma de atuação preferencial do GAE, sendo sua ação muito mais baseada no acompanhamento crítico das políticas públicas para o setor e na denúncia dos problemas que afetam, não raro com recurso à imprensa e à Justiça.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A Escalada da Consciência (Boletim GAE - Agosto/1991 - Por André Ilha)

A Escalada da Consciência


Em 21 de setembro deste ano, às vésperas da entrada da primavera, uma iniciativa sem precedentes em sua concepção e nos resultados que dela se esperam ocorrerá, simultaneamente, em diversos pontos do globo. A Escalada para o Mundo, tal como veio a ser conhecida, nasceu de um encontro havido em 1989 entre o poeta e escalador inglês Edwin Drummond e membros da BBC e da TV Nacional Suíça para discutir a idéia de uma “escalada de cosnciência”.

A chave para este conceito está na compreensão de que o nosso planeta passa por uma grave crise. A destruição do meio ambiente em larga escala, a pobreza que aflige grande parte da população mundial e guerras e desigualdades acentuadas em diversos países ou regiões aliam-se para ameaçar a nossa própria existência. Entretanto, é necessário que entendamos também que as possíveis soluções para problemas de tal magnitude só poderão ser tentadas, com chances de sucesso, caso haja um maciço empenho global nesse sentido. A Escalada para o Mundo, cujo objetivo principal é chamar enfaticamente a atenção de todos para esta crise inédita em suas proporções (além de levantar recursos a serem aplicados em ações concretas que minimizem a pobreza e a degradação ambiental), poderia ser definida como uma espécie de projeto-piloto para a indispensável ação coordenada entre povos e governos de todo o mundo, visando a superação de nossos imensos desafios comuns. “Esta impressionante iniciativa pode bem significar o nascimento de uma nova espécie de lealdade, de um patriotismo planetário”, escreveu o Sr. Javier Pérez de Cuéllar, Secretário-Geral da ONU, a respeito da Escalada para o Mundo.

A originalidade deste projeto consiste no fato de que com ele se almeja mobilizar, de 1991 até o final da década/milênio, toda uma categoria de esportistas – os montanhistas e demais apreciadores de atividades ao ar livre – para conceder aos demais cidadãos do mundo um belo exemplo de solidariedade sem fronteiras, tanto para a defesa de nosso patrimônio natural quanto para a busca de maior justiça social entre os seres humanos.

Para nós, do Grupo Ação Ecológica, foi uma satisfação termos sido admitidos como realizadores da etapa brasileira desta extraordinária proposta. Embora a fase preparatória esteja sendo árdua, como já era de se esperar, os resultados têm sido gratificantes em função dos apoios e adesões que temos recebido. Dentre estes merece destaque o entusiasmo apresentado pelos montanhistas de todo o Brasil, os quais, desta forma, honram a antiga tradição de defensores do meio ambiente que sempre cultivaram com orgulho.
André Ilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário