Quem sou eu

Minha foto
O GAE, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formalmente constituída em 1990, cujo objetivo primordial é a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população. Nossa proposta é atuar junto à sociedade e aos órgãos governamentais responsáveis pelas questões ambientais, promovendo atitudes que resultem na solução efetiva dos problemas que afetam o meio ambiente. O GAE é inteiramente gerido por voluntários que abraçam as mais variadas causas ambientais, porém com ênfase na conservação da biodiversidade, na manutenção da integridade dos ambientes de montanha e na ampliação e efetiva implantação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC. A captação de recursos para o desenvolvimento de projetos específicos não é a forma de atuação preferencial do GAE, sendo sua ação muito mais baseada no acompanhamento crítico das políticas públicas para o setor e na denúncia dos problemas que afetam, não raro com recurso à imprensa e à Justiça.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Missão Cumprida! (Boletim GAE Novembro/1990 - Por Lúcia Duarte)

Missão Cumprida


Chega ao fim a gestão da primeira diretoria do Grupo Ação Ecológica. O principal trabalho desta equipe foi criar uma infra-estrutura que permitisse ao GAE existir como entidade de fato e de direito. Foi nossa preocupação constante a formação de uma imagem de seriedade e competência – matéria básica para sermos ouvidos em nossas reivindicações e sugestões, nossas ações, enfim, presentes e futuras.

Dentro deste espírito, estabelecemos contatos com as diversas entidades governamentais que lidam oficialmente com meio ambiente procurando, de forma participativa, somar no esforço de solução de questões como reflorestamento, implantação de unidades de conservação ou a denúncia de violações e degradações de ecossistemas.

Procuramos também nos relacionar e cooperar nas reivindicações de associações de moradores e de outras entidades ambientalistas que tenham causas e objetivos semelhantes aos nossos, apoiando eventos e colaborando de forma efetiva sempre que solicitados.

Também sempre que possível lidamos com a Imprensa de maneira a divulgar a ideologia e as ações de nosso grupo para, a partir de uma opinião pública favorável, solidificar nossa posição e representatividade.

Finalmente, ao mantermos contato e procurarmos um entrosamento com políticos afetos às causas ambientais buscamos um apoio importante às questões que defendemos em termos legislativos, base de mudanças e de pressão na esfera governamental.

Sabemos que a aceitação de nossas ideologia nem sempre será unânime, como unânime não é o pensamento humano, mas também sabemos que ao nos mantermos firmes na direção dos objetivos que nos propomos a alcançar estaremos cumprindo com determinação a tarefa inerente à organização que construímos – a defesa das causas relacionadas com as questões ambientais.

Temos atualmente em nosso quadro cerca de 90 filiados (número que consideramos bastante expressivo se levarmos em conta o pouco tempo de nossas formação) cujo apoio significa patrimônio precioso para a representatividade do Grupo. Acreditamos, portanto, que nessa primeira gestão a diretoria cumpriu de forma satisfatória sua função e que a nova diretoria dará, ao longo dos próximos dois anos, continuidade ao trabalho iniciado, estendendo cada vez mais nossa contribuição à causa ambiental.
Saudações Ecológicas,
Lúcia Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário